20/07/11

Decoração de um bolo com pasta de açúcar "passo-a-passo"

Bom, desta vez decidi mostrar passo-a-passo como decorar um bolo bem simples e dar algumas dicas...

1º - Depois de cozido e recheado é bom passar com um pouco de recheio por toda a superfície do bolo, como demonstrado nas próximas imagens. Isto permitirá que a pasta de açúcar se cole ao bolo.  


  

2º - Estenda a pasta de açúcar até uma espessura de aproximadamente 2-3mm. Para que a pasta não se cole à mesa use amido de milho. Estenda sempre mais pasta que aquela que necessita, assim, não haverá problemas de ficar com zonas sem pasta. Se o bolo não foi esculpido, poderá sempre confirmar se a quantidade de pasta é suficiente cobrindo a forma usada na confecção do bolo.
    


3º - Para transportar a pasta de açúcar até ao bolo use o rolo de cozinha que usou para estender a pasta. Esta técnica torna a cobertura do bolo mais fácil. Não se esqueça de ir desenrolando com cuidado.





4º - Depois de coberto alisar a pasta de açúcar em volta do bolo e cortar o excedente da pasta de açúcar.


5º - Ao alisar o bolo, por vezes "criam-se" pequenas bolhas de ar. Sempre que a decoração do bolo lhe permitir, faça um cruz no topo do bolo, para que esse ar se escape e o bolo possa ficar mais liso. Caso não seja possível, tente elimina-las pelo fundo do bolo, alisando da superfície para o fundo ao longo das laterais. Neste último caso o alisamento poderá tornar-se um pouco mais demorado, mas é sempre possível.

   

6º - Vá alisando o bolo e retirando o excedente de pasta com um cortador de pizzas.



7º - Caso não tenha em sua um alisador de bolos, use o que tem a mão. Neste caso usei uma espátula de plástico que tinha guardada na gaveta. Ora veja...  


 8º - Depois de alisado o bolo ficará mais ou menos com este aspecto... repare que quase já nem se nota o corte feito no topo do bolo.



9º - A partir de agora é dar assas à imaginação e decorar o bolo a seu gosto.
Enquanto trabalha a pasta de açúcar não se esqueça de usar amido de milho (maizena) em vez da farinha.            O trabalho fica muito mais limpo e a pasta não perde consistência.


 
 10º - Para colar a figuras ao bolo, se não tiver cola comestível use água ou um pouco do recheio.


11º - Dê larga à imaginação e vá decorando o bolo...




11º - Já reparou que muitas vezes as pessoas gostariam de ficar com uma recordação do bolo. Então porque não fazer algo que se possa guardar!?! Para quem quiser seguir esta ideia, basta cortar um pedaço de cartão que pode cobrir com película aderente ou folha de alumínio. Depois é decorar...



12º - Coloque o topo no bolo e já está...




 13º - Adicione mais decoração de achar necessário.
 Antes de cortar o bolo é só retirar o topo e poderá guarda-lo.

14º - DELICIE-SE

15º - Não se esqueça de ver os outros passo-a-passo em: http://docuradivina.blogspot.com.es/search/label/passo-a-passo

28 comentários:

Snow disse...

Gostei muito da dica do topo do bolo!
Obrigado pela partilha :)

macaca empiriquitada disse...

Boa-noite ;)

Se cobrir o bolo com chocolate a massa adere ??

Diana Reis disse...

Olá,

sim pode cobrir o bolo com chocolate sem qualquer problema. Tenha apenas em atenção que não seja um chocolate muito liquido. Mas de resto não há problema.

Bjs

Diana

Unknown disse...

Boa noite D. Diana,

Muitas parabéns pelo seu bolo, tem umas óptimas mãos,

Eu iniciei-me agora neste hobbie delicioso, mas não passa disso, se um hobbie para manter a família doce e feliz :)

Por isso tenho algumas dúvidas, se me poder responder*

Mousse de chocolate instantânea como cobertura do bolo para a massa aderir, dá? É que sempre ouço falar da humidade e a pasta de açúcar (possibilidade de amolecer e deixá-la cheia de bolhas, é verdade?).

Sem ser buttercream (que toda a gente fala, mas eu não gosto) que mais coberturas de aderência posso usar em segurança?

Obrigada pela atenção.

Joana*

Diana Reis disse...

Olá Joana, quanto a sua questão de usar mousse de chocolate como cobertura para a massa aderir, essa não seria a minha primeira opção. Aconselharia primeiro que usasse um chocolate mais denso sem grande humidade, porque como disse pasta de açúcar e humidade não funcionam lá muito bem. A função da cobertura não é apenas fazer com que a pasta adira ao bolo, é também para eliminar imperfeições na superfície, como buracos, desníveis, etc. Por isso se usa normalmente o buttercream porque com o tempo forma uma camada mais dura que faz com que o bolo tenha uma superfície homogénea. Se tapar as imperfeições com outro tipo de cobertura (um chocolate mais denso - chocolate derretido) acho que poderá usar uma camada fininha de mousse simplesmente para que a massa se pegue. e assim conseguir sentir o sabor da mousse.

Espero ter ajudado.

Bjs

Diana

Susy Fest'artes disse...

Olá.gostei muito da dica das decoraçoes para guardar,mas com o bolo da minha filha as figuras tavam tipo humidas ao tocar borratavam,onde as guardo?como mantar o aspecto plasticina mais seco?Obrigada e continuaçao de bonitos trabalhos

Diana Reis disse...

Olá Susy, eu tenho algumas figuras e bolos falsos guardados e por vezes a humidade faz das suas. Eu tento manter-las sempre na zona com menor humidade da casa, mas mesmo assim há dias em que se nota que estão húmidas. A única coisa que lhe posso recomendar é que as mantenha os mais longe da humidade possível. Mas se mais alguém souber de uma solução eu mesma estarei interessada em saber-la.

Bjs

Diana

Unknown disse...

Viva, tenho uma dúvida: para alisar a cobertura do bolo aliso de cima para baixo ou de baixo para cima?
Obrigada

Diana Reis disse...

Olá Carla. Alise a pasta de açúcar do topo para as laterais e nestas últimas de cima para baixo mas sem forçar muito a pasta para que não se rompa. Alise sempre primeiro com as mãos e vá fazendo movimentos "de trás para para a frente/da esquerda para a direita" à volta do bolo, descendo a posição das mãos pouco a pouco. Depois use o alisador, a espátula ou um pedaço de pasta de açúcar para alisar uniforme a pasta (com as mãos é quase impossível), e faça o mesmo tipo de movimentos. Do topo para as laterais e nestas de trás para a frente ou da esquerda para a direita, descendo pouco a pouco, para eliminar o excesso de pasta.

Bjokas

Diana

Fernandina Eiro disse...

Muitos parabens. Tem coisas mesmo lindas. Explica muito bem...

Anónimo disse...

Olá.
A massa do bolo pode ser qualquer uma?
Quem é que quer enviar uma receita de um bolo (ingredientes + instruções(passo a passo) simples e que dê para ser decorado com a pasta de açucar/americana?

Pergunto porque já ouvi dizer que não se pode fazer com qualquer bolo..é verdade?

Enviem e obrigada.

Diana Reis disse...

Sim, é verdade que não se pode usar qualquer tipo de bolo, mas não é assim tão complicado escolher que tipo de bolo a usar. Lembre-se apenas que a pasta de açúcar pesa e que por tanto não deve usar uma massa demasiado "fofa", pois pode ser que esta não aguente o peso da pasta e dos bonecos (caso os coloque em cima).
Outra coisa que tem de ter em atenção é o recheio. Este não deve ser muito liquido, pois pode "derreter/comer" a pasta de açúcar.

O conselho que lhe posso dar é: não use massa de bolo tipo Pão-de-Ló e recheios tipo chantilly.

Espero ter ajudado.
Bjs,
Diana

Anónimo disse...

De que é feito o recheio?
Muito bem explicado! Parabéns

Velud'arte disse...

fantástico! Adorei toda a explicação! Vou aventurar-me para o bolo da minha filha :)
Obrigada :)

Anónimo disse...

Olá! Alguém pode ajudar-me? Vou fazer um bolo decorado com esta pasta. O bolo que vou fazer é de limão,qual o recheio adequado ao sabor do bolo para colar a pasta ao bolo?

Diana Reis disse...

Para um bolo de limão eu aconselharia um ganache de chocolate de leite ou chocolate branco, ou então um creme de queijo (cream cheese), que foi o recheio que usei neste bolo. Algum recheio com sabor a coco também poderia funcionar. Se vai usar pasta de açúcar lembre-se só de
não usar um recheio demasiado doce.


Bjs

Diana

Unknown disse...

Estou a pensar fazer um bolo de noz, recheado e coberto com ovos moles (para cobrir e decorar com pasta de açúcar). Parece-lhe bem? Tenho pesquisado acerca de montagem e recheio de bolos e tenho visto que, por vezes, humedecem cada camada com calda (açúcar, chocolate,ou outra) antes de a cobrir com o recheio.Parece-lhe necessário?Conte coisas!

Diana Reis disse...

Olá Ana,

Um dos bolo que mais gosto de fazer para decorar, não é de nozes, mas de amêndoas com doce de ovos, pelo sua consistência. Por essa razão, a sua ideia parece-me genial. Eu não acho que seja necessário humedecer as camadas com calda, até porque a minha opinião é: não abuse do açúcar. A pasta de açúcar já é bastante doce e os ovos moles normalmente também o são. Ao adicionar a calda correria o risco de bolo ficar muito doce e enjoativo. Por isso a minha opinião neste caso é NÃO A CALDA. Claro que isso também vai depender da humidade do bolo. Se vê que o bolo está muito seco, pode adicionar um pouco de calda de açúcar, mas sem abusar!!!

Espero ter ajudado,

Bjs

Diana

Unknown disse...

Ajudou,pois!Mas talvez ainda possa ajudar mais...Será a minha primeira tentativa de decorar um bolo e todas as dicas são indispensáveis (sobretudo suas, já que é autora destas pequenas maravilhas que aqui podemos ver!).A pasta de açúcar não é demasiado enjoativa, comparativamente ao massapão?O massapão trabalha-se da mesma forma (sei que teria que adicionar corantes.)?E receitinhas das boas?Onde encontrar (bolos base, recheios, cupcakes, coberturas)?Obrigada!

Diana Reis disse...

Olá Ana,

Na minha opinião a pasta de açúcar é muito menos enjoativa que o massapão. Mas seguro que é uma questão de opinião, já que eu pessoalmente não gosto de massapão. Contudo a pasta de açúcar não tenho problemas em come-la. Por essa mesma razão, nunca utilizei massapão para decorar bolos e não lhe posso dizer como trabalha-lo.
Quanto a receitinhas boas, pois há muita, mas muita informação por aí e por vezes é complicado.

Aconselho vivamente este site: http://www.flagrantedelicia.com/

tem receitas maravilhosa e esta tudo muito bem explicado.


Unknown disse...

Olá :) será que me podia ajudar ? Eu queria fazer um bolo com a pasta de açúcar e sei que se tem que colocar um creme no bolo para que a pasta adira ao próprio bolo. A dona da loja onde comprei a pasta disse que não me podia dizer que creme era (visto que dá workshops sobre cake design e quer que aprenda lá) mas disse-me que não poderiam ser cremes de grande humidade, como o chantily. Então que cremes posso usar ? e quais não aconselha ? Muito Obrigada :)

Diana Reis disse...

Olá Mónica,

Sim o chantilly não serve, demasiado húmido, poderia "dissolver" a pasta de açúcar. Mas há outras opções. O que mais utilizo é o ganache de chocolate e para fazer-lo basta aquecer um pacote de nata e derreter uma tablete de chocolate na nata quente (normalmente uso chocolate negro para que o bolo não fique demasiado doce). Mas também há outras opções como buttercream ou cheesecream. O importante é que o creme à temperatura ambiente tenha uma consistência como "dura", isto é, não escorra pelos laterais do bolo, mas que se derreta com o calor das mãos, o que permitirá que a pasta de açúcar adira ao bolo. Não sei se me fiz entender, mas se tiver alguma duvida não tenha problemas em perguntar que tentarei ajudar.

Bjs,

Diana Reis

Unknown disse...

Muito Obrigada Diana Reis. Percebi perfeitamente :) obrigada pelas dicas :) beijinhos **

Anónimo disse...

Olá Bom dia

O meu filho vai fazer a 1 comunhão e eu quero decorar o bolo com pasta de açúcar uma cobertura branca e depois com umas espigas em cima uma coisa bem simples.
A minha dúvida é com que antecedência posso decorar o bolo, a comunhão é no domingo a tarde será que posso decorar o bolo no sábado a tarde??
Obrigada
Marlene

Diana Reis disse...

Olá Marlene,

Sim pode decorar o bolo no sábado à tarde sem problemas. A pasta de açúcar evitará que o bolo se seque e não haverá problemas quanto ao consumo. Depois de decorado guarde o bolo num local fresco mas seco, isto é, evite o frigorífico, evitando assim a humidade e os seu efeitos na pasta de açúcar.

Bjs,

Diana

Anónimo disse...

Obrigada Diana. BJ :-D

Anónimo disse...

boa tarde,

Tenho reparado nos comentários referente ao recheio do bolo, devido ao peso da massa e se for mousse de chocolate instantânea pode ser?

Unknown disse...

Olá! !! Vou decorar hoje o bolo, mas a festa é amanhã. Posso guarda lo no frigorífico depois de decorado com a pasta de açúcar? Obrigada